Bolsonaro participa do Dia da República da Índia e nega interesse em armas nucleares

Bolsonaro participa do Dia da República da Índia e nega interesse em armas nucleares
26 de janeiro de 2020 comprararmas

O presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo (26.jan.2019), como convidado de honra, das comemorações do 71º aniversário do Dia da República da Índia. Todo ano, o convite é feito pelo governo indiano a 1 chefe de Estado.

Pela ocasião, foi realizado 1 desfile em Rajpath, uma das principais avenidas de Nova Délhi, ligando o Palácio Presidencial  ao India Gate –monumento inaugurado em 1921 pelo governo colonial britânico para homenagear os mais de 70 mil soldados de origem indiana que morreram combatendo pelas Forças Armadas Britânicas durante a 1ª Guerra Mundial.

“É uma honra para o Brasil. Como chefe de Estado, eu fico muito feliz”, disse Bolsonaro.

Desde a 1ª edição do Dia da República, as celebrações contam com 1 convidado de honra. O 1º foi o presidente Sukarno, da Indonésia, em 1950. O Brasil já havia sido convidado duas vezes: em 1996 com o governo sob o comando de Fernando Henrique Cardoso, e em 2004, com Lula.

O desfile é considerado uma das maiores paradas militares do mundo. O Exército, a Marinha e as Forças Armadas da Índia foram exaltados na larga esplanada Rajpath.

Eis algumas fotos de Bolsonaro em sua visita à Índia:

Indagado sobre o evento e o poderio militar indiano, Bolsonaro disse que “os de ponta não estavam ali”, segundo informou O Estado de S. Paulo. “Todo mundo sempre esconde essa questão. Mas é 1 país nuclear, graças obviamente ao seu poderio, é 1 país que ajuda a decidir o futuro da humanidade”.

O chefe do Executivo disse ainda que a Índia “não chega às últimas consequências” com países da região “certamente pelo poderio bélico”. Negou o interesse em armas nucleares. “Está na nossa Constituição que abdicamos da energia nuclear a não ser para fins pacíficos”.

Atualmente, somente 9 países têm armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.

Neste domingo, Bolsonaro participou também da cerimônia de apresentação de Altos Dignitários, no Jardim Mogul do Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhawan), em Nova Délhi. No último dia da visita, na 2ª feira (27.jan.2020), o presidente abrirá o seminário empresarial Brasil-Índia e visitará o monumento Taj Mahal.

O presidente está na Índia em visita oficial desde a última 6ª feira (24.jan.2020). Além da comitiva presidencial, Bolsonaro foi acompanhado de sua filha, Laura Bolsonaro, e de sua enteada, Letícia Aguiar, filha da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

No sábado (25.jan), Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram 15 acordos de parcerias entre os 2 países em diversas áreas, entre elas, as de segurança cibernética, biocombustíveis e ciência.

O presidente também visitou o memorial de Mahatma Gandhi, na Índia, e fez uma oferenda floral em homenagem ao líder ativista indiano.

Eis os membros da comitiva que acompanha o presidente da República na viagem à Índia:

  • ministros – Ernesto Araújo (Relações Exteriores), general Luiz Ramos (Secretaria de Governo), general Augusto Heleno (Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura), almirante Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Comunicações);
  • secretários – Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior; Jorge Seif, secretário de Aquicultura e Pesca; Marta Seillier, secretária do PPI (Programa de Privatizações e Investimentos); Filipe Martins, assessor internacional do presidente da República.
  • congressistas – senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Luiz Pastore (MDB-ES); deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Filipe Barros (PSL-PR);
  • outras autoridades – Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, e Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil.

Continuar lendo




Taurus Preço é aqui. Pronta entrega!


Fale conosco via whatsapp



O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-

Confira:

Open chat
1
Como posso ajudar?
Powered by