Coronavírus: Loló no Google e a tentativa de culpar os mais ricos no Twitter pela chegada da doença ao Brasil

Coronavírus: Loló no Google e a tentativa de culpar os mais ricos no Twitter pela chegada da doença ao Brasil
28 de fevereiro de 2020 comprararmas

Da Equipe da BITES, em São Paulo

Em 2009, quando o vírus H1N1 assustou o mundo com a gripe suína, 25% da população do planeta estava conectada à Internet. Hoje, o percentual é de 58% com 4,6 bilhões de usuários.

No Brasil havia 68 milhões de internautas contra os atuais 130 milhões. Eram 174 milhões de celulares com baixa capacidade de navegação e produção de conteúdos em tempo real. Hoje existem 227 milhões de aparelhos em operação, sendo 196 milhões das tecnologias 3G e 4G que permitem uma navegação tranquila em redes sociais e sites de notícia.

Esses números revelam o grau de complexidade que as autoridades brasileiras enfrentarão na guerra de informação em torno do Coronavírus. Na medida que a epidemia cresce com a confirmação de novos casos, a boataria também se expande em velocidade muito maior.

O País vai assistir nas próximas semanas uma profusão de notícias falsas, receitas milagrosas e a propagação de fatos inverídicos que poderão gerar ressentimento e até pânico generalizado.

Essa onda já está em formação e poderá se transformar em um tsunami. Hoje, durante todo o dia, as buscas no Google para o Coronavírus foram impactadas com a informação que Loló, composto à base de clorofórmio e éter, utilizado em festas e no Carnaval e muito similar ao lança perfume, era capaz de curar a doença.

É uma brincadeira criada a partir de uma notícia falsa que circulou em grupos fechados no Whatsapps, mas diante do volume de buscas no Google, a informação pode ganhar alguma veracidade entre os mais desavisados.

O ressentimento se expressou em vários posts no Twitter entre os 923 mil produzidos nas últimas 24 horas sobre o vírus. Em 5% dessas publicações vários perfis responsabilizaram os mais ricos, viajantes internacionais, pela chegada do vírus em território brasileiro. O tweet em torno desse tema trazia a seguinte mensagem:

@blxckgirls: gente rica como sempre trazendo desgraça ; O Brasil investiga outros 20 casos suspeitos de coronavírus. 12 deles envolvem pessoas que estiveram na Itália

Nesse contexto, as discussões sobre a natureza da distribuição do vídeo de convocação dos atos do dia 15 de março pelo presidente Bolsonaro perderam amplitude e não impactaram de maneira decisiva a opinião pública digital, como BITES havia relatado nos dois alertas de ontem, dia 26.

O interesse pelo Coronavírus continua sendo sete vezes maior do que o tema que movimentou parte da classe política nas últimas 24 horas.




Taurus Preço é aqui. Pronta entrega!


Fale conosco via whatsapp



O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-

Confira:

Open chat
1
Como posso ajudar?
Powered by