UnB reúne conselho para discutir ataques do ministro da Educação

UnB reúne conselho para discutir ataques do ministro da Educação
18 de dezembro de 2019 comprararmas



Taurus Preço é aqui. Pronta entrega!


Fale conosco via whatsapp

O Conselho Universitário (Consuni), colegiado máximo da Universidade de Brasília (UnB), vai se reunir nesta quarta-feira (18/12/2019) para debater os recentes ataques do ministro da Educação, Abraham Weintraub, à instituição. No fim de novembro, o titular da pasta afirmou que existem plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas nas universidades federais.

Criticado por não apresentar provas das afirmações, Weintraub usou as redes sociais para atacar a UnB e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Postou reportagens sobre o consumo de maconha e drogas sintéticas nas instituições.

Em seguida, no início de dezembro, foi convocado a se explicar na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na reunião, reafirmou o que tinha dito.

Para a UnB, trata-se de ataques “usando reportagens antigas, descontextualizadas e com informações drogas-veja” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>equivocadas ou imprecisas”. Por meio de nota, a instituição ressaltou que “as matérias não indicam participação ou anuência dos gestores das universidades”.

Em 12 de dezembro, o Conselho de Administração da UnB repudiou a ação por parte do titular da Educação e disse que “a atuação do ministro revelou uma estratégia que busca abalar o reconhecimento da UnB no Brasil e no mundo”.

Assim, a entidade recomendou que a administração superior tome as “medidas cabíveis, inclusive judiciais, para que os danos causados à instituição sejam rapidamente reparados, de modo que a universidade possa seguir empenhada no desenvolvimento de suas atividades-fim – o ensino, a pesquisa e a extensão –, sempre com excelência e responsabilidade social”.

Agora, a reunião do Consuni desta quarta-feira (18/12/2019) debaterá o tema. Os integrantes vão apresentar suas opiniões sobre o que vem ocorrendo.

Além das afirmações do ministro sobre a questão das drogas, o colegiado discutirá informações de que Weintraub teria se reunido com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues para pressioná-lo a não aprovar as contas de 2017 da UnB.

“As contas foram consideradas regulares pela área técnica do TCU. Tal fato foi questionado por parlamentares de várias legendas durante a audiência na Câmara”, disse a UnB em nota.

Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão, “o Conselho de Administração já se manifestou e recomendou que tomássemos as medidas judiciais cabíveis para reparar o dano à imagem da UnB, uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina”.

Márcia Abrahão encaminhou pedido de providências à Procuradoria Federal para a UnB. A reitora é a presidente do Consuni e ouvirá os componentes do colegiado nesta quarta.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR ESPORTIVO?

O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-

Confira:

Open chat
1
Como posso ajudar?
Powered by